Educação no Século XXI – Volume 45

ISBN

978-85-7042-177-7

DOI

10.36229/978-85-7042-177-7

Descrição

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Capítulo 1: Percepções acerca do professor reflexivo, sua formação e a prática docente

Zaira Dantas de Miranda Cavalcanti, Elisa Angélica Alves Guedes, Fábio André Porto Alves

Capítulo 2: Por uma prática contextualizada: Da Pedagogia à Educação Básica

Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo

Capítulo 3: Circuito de gestão: Limites e possibilidades para uma gestão de aprendizagem

Maria Eveuma de Oliveira, Tadeu Teixeira de Souza, Maria Luciene Araújo da Silva, José Moisés Monteiro

Capítulo 4: Conselho de classe: Algumas considerações

Ronaldo da Silva Correa, Vanilda Alves da Silva

Capítulo 5: Um breve comentário do processo e a evolução da educação superior vinculado nas universidades, empresas e governo

Rodrigo Leme Dias de Souza

Capítulo 6: A abertura do espaço escolar

Dalton Bertini Ruas

Capítulo 7: Resiliência: um estudo sobre os fatores de risco e proteção no contexto da escola

Sandreia Pantoja Lobato, Michelle Carneiro Serrão

Capítulo 8: Possibilidades de melhoria do clima e cultura organizacional através de práticas de planejamento participativo na educação

Edna Maria Mendes Pinheiro Costa, Mailson Martinho, Maria de Lourdes Silva Lima, Vera Rejane Gomes, Osiel Cesar da Trindade Junior

Capítulo 9: Por outra imagem dos docentes e da docência na educação básica: O papel da formação continuada.

Maria dos Anjos Lopes Viella, Gislene Miotto Catolino Raymundo, Marizete Bortolanza Spessatto

Capítulo 10: Prática de narrativas e memórias através de um olhar docente

Ana Lúcia Ferraz

Capítulo 11: Alunos e professores como atores centrais: Discussões e dimensões das relações no processo de ensino e aprendizado

Simone Evangelista Fonseca, Cristiana Lara Cunha, Anderson Rocha de Jesus Fernandes, Sabrina Espinele da Silva, Antônio Artur de Souza

Capítulo 12: Experimentando processos de formação

Pollyana Aguiar Fonseca Santos, Kátia Maria Kasper

Capítulo 13: Formação e práticas docentes em contextos de educação não formal e suas relações nos documentos oficiais da educação brasileira

Daniela Tomio, Rocheli Rita Ronchi, Vanderlei Schmitz

Capítulo 14: O paradigma da complexidade na prática pedagógica  do professor  universitário

Marlene de Oliveira

Capítulo 15: A provinha Brasil: Instrumento que diagnostica e promove a aprendizagem ou limita e aprisiona a prática docente?

Celi Traude Kellermann, Eliane Greice Davanço Nogueira, Ana Paula Gaspar Melim

Capítulo 16: O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e a formação continuada do professor alfabetizador

Maria Silvia Bacila

Capítulo 17: Domínio teórico-prático das teorias pedagógicas de aprendizagem presentes no discurso dos docentes do curso de direito de um Campus da Universidade do Estado de Mato Grosso

Solange Teresinha Carvalho Pissolato, Silvana Mara Lente, Edson Roberto Oaigen

Capítulo 18: A implantação da educação escolar na Estância Turística de Ouro Preto do Oeste – RO: Seleção e capacitação docente (1970 – 1980)

Devanir Aparecido dos Santos, Ludimilla de Souza Colodetti

Capítulo 19: “Civilizar” e integrar: Educação, política e ideologia na Província do Pará após a cabanagem.

Denise de Souza Simões Rodrigues

Capítulo 20: O planejamento estratégico no currículo do bacharelado em administração

Julio Cezar Arias, Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado

Capítulo 21: Dermeval Saviani em “História das ideias pedagógicas no Brasil” e a utilização do método abdutivo: Uma contribuição para a socialização do conhecimento.

Isabela Araujo Lima, Gledson Lima Alves

Capítulo 22: Políticas públicas de educação e ensino médio inovador: Contribuições ao debate

Luzia Mônica Lima da Frota Araújo, Francisco Jucivânio Félix de Sousa, Ellis Regina Ferreira dos Santos, Márcia Rejane Damasceno Dias

Capítulo 23: A influência do Neoliberalismo nas políticas públicas para o ensino integral no Estado de São Paulo

Ronaldo Costa Barbosa, Raimunda Abou Gebran

Capítulo 24: Qualidade na educação básica: Benefício em todos os níveis escolares

Ivo José Both, Patrícia Beraldo

 

 

 

 

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?