Educação profissional e tecnológica e seus contextos de aprendizagem e desenvolvimento

ISBN

978-65-5866-449-9

DOI

10.36229/978-65-5866-449-9

Descrição

A constituição escrita desta obra, parte do relato de estudos e pesquisas desenvolvidas pelos(as) estudantes e orientadores(as) vinculados(as) ao referido Programa, com o intuito de militar em defesa da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) enquanto política pública e intermédio para o fortalecimento do amálgama Trabalho e Educação.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Organizadores

Clair Eliane Naysinger Borges

Ana Sara Castaman

Josimar de Aparecido Vieira

 

PARTE I

Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica

Capítulo 1: Memórias das ações destinadas ao acesso, permanência e êxito de estudantes indígenas desenvolvidas pelos NEABIs do IFRS

Ademar Kuminiki, Maria Cristina Caminha de Castilhos França, Lucília Regina de Souza Machado

DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.01

Capítulo 2: Reflexões iniciais sobre trabalho pedagógico e educação profissional e tecnológica

Ana Paula Oliveira Bechara, Ana Sara Castaman

DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.02

Capítulo 3: Gestão patrimonial na educação profissional e tecnológica: desafios e perspectivas na administração de bens públicos

Clair Eliane Naysinger Borges, Josimar de Aparecido Vieira

DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.03

Capítulo 4: História e memória da educação profissional e tecnológica: os 65 anos do curso Técnico em Viticultura e Enologia do IFRS campus Bento Gonçalves

Daniela Tremarin, Clarice Monteiro Escott

DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.04

Capítulo 5: O uso do Neuromarketing nas mídias sociais como ferramenta de promoção dos interesses capitalistas

Denise Krauspenhar Gerhardt, Ana Sara Castaman

DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.05

Capítulo 6: Projetos de ensino, pesquisa e extensão e suas contribuições para a permanência e o êxito escolar dos discentes bolsistas do ensino médio integrado (EMI)

Janaína Barbosa Ramos, Clarice Monteiro Escott

DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.06

Capítulo 7: Educação digital e emancipação humana: indagações ao projeto Decola da ONG Coletivo Autônomo Morro da Cruz

Juliano Souto Moreira da Silva Stumpf, Maria Cristina Caminha de Castilhos França, Lucília Regina de Souza Machado

DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.07

Capítulo 8: “O estado da arte”, revisão de literatura sobre a relação mestre-aprendiz e as diferentes práticas pedagógicas que nela se estabelecem

Renan Ziglioli de Sousa, Maria Augusta Martiarena

DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.08

Capítulo 9: Sinergia educacional e ambiental: estudo da parceria entre IFRS Campus Porto Alegre e Parque Natural Morro do Osso através de atividades de extensão

Rosangela Leal Bjerk, Maria Augusta Martiarena, Liliane Madruga Prestes

DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.09

Capítulo 10: Juventudes como categoria social: a participação dos estudantes na gestão educacional da educação profissional e tecnológica

Tanise Fernandes de Lima, Josimar de Aparecido Vieira

DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.10

 

PARTE II

Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica

Capítulo 11: O papel do programa Jovem Aprendiz na juventude contemporânea

Ana Lúcia dos Santos Hamester, Aline Grunewald Nichele

DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.11

Capítulo 12: Promovendo equidade de gênero na EPT a partir da escuta de mulheres artesãs egressas de curso EJA/FIC ofertado pelo IFRS

Barbara Cristina Dias de Mello, Liliane Madruga Prestes

DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.12

Capítulo 13: “Ganhando meu pão” de Maksim Gorki (2007): contribuições para práticas de ensino emancipatórias no contexto da EJA/EPT

Camila Geraldo Bairros, Josiane Carolina Soares Ramos Procasko, Liliane Madruga Prestes

DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.13

Capítulo 14: Remontando os caminhos da educação profissional e tecnológica: o que nos trouxe até aqui?

Gabriela Pinheiro Anhaia, Andréia Modrzejewski Zucolotto

DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.14

Capítulo 15: A inclusão do(a) estudante com Transtorno do Espectro Autista na educação profissional e tecnológica e a tutoria de pares: uma revisão de literatura

Larissa Piazzetta Gysi, Andréa Poletto Sonza

DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.15

Capítulo 16: Autorregulação da aprendizagem: uma abordagem teórica e prática para a educação profissional e tecnológica

Lucas Maciaseki da Silva, Andréia Modrzejewski Zucolotto

DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.16

Capítulo 17: A capacitação docente sobre a turma virtual do SIGAA na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Mara Lisiane Sievert, Aline Grunewald Nichele

DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.17

Capítulo 18: Explorando a aprendizagem significativa no curso Técnico em Administração a distância

Roberto dos Santos Oliveira, Michelle Camara Pizzato

DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.18

Capítulo 19: A educação profissional e tecnológica: o caminho para a formação da consciência política do tradutor e intérprete de Libras-Português egresso do IFRS Campus Alvorada

Tainá Nunes da Silva, Andréa Poletto Sonza

DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.19

Capítulo 20: Educação e tecnologia na perspectiva da EJA – EPT

Tânia Georg Florão Belmonte, Liliane Madruga Prestes, Josiane Carolina Ramos Soares Procasko

DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.20

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2024 Created by Editora Poisson

Posso ajudar?