Organizadores
Clair Eliane Naysinger Borges
Ana Sara Castaman
Josimar de Aparecido Vieira
PARTE I
Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica
Capítulo 1: Memórias das ações destinadas ao acesso, permanência e êxito de estudantes indígenas desenvolvidas pelos NEABIs do IFRS
Ademar Kuminiki, Maria Cristina Caminha de Castilhos França, Lucília Regina de Souza Machado
DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.01
Capítulo 2: Reflexões iniciais sobre trabalho pedagógico e educação profissional e tecnológica
Ana Paula Oliveira Bechara, Ana Sara Castaman
DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.02
Capítulo 3: Gestão patrimonial na educação profissional e tecnológica: desafios e perspectivas na administração de bens públicos
Clair Eliane Naysinger Borges, Josimar de Aparecido Vieira
DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.03
Capítulo 4: História e memória da educação profissional e tecnológica: os 65 anos do curso Técnico em Viticultura e Enologia do IFRS campus Bento Gonçalves
Daniela Tremarin, Clarice Monteiro Escott
DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.04
Capítulo 5: O uso do Neuromarketing nas mídias sociais como ferramenta de promoção dos interesses capitalistas
Denise Krauspenhar Gerhardt, Ana Sara Castaman
DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.05
Capítulo 6: Projetos de ensino, pesquisa e extensão e suas contribuições para a permanência e o êxito escolar dos discentes bolsistas do ensino médio integrado (EMI)
Janaína Barbosa Ramos, Clarice Monteiro Escott
DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.06
Capítulo 7: Educação digital e emancipação humana: indagações ao projeto Decola da ONG Coletivo Autônomo Morro da Cruz
Juliano Souto Moreira da Silva Stumpf, Maria Cristina Caminha de Castilhos França, Lucília Regina de Souza Machado
DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.07
Capítulo 8: “O estado da arte”, revisão de literatura sobre a relação mestre-aprendiz e as diferentes práticas pedagógicas que nela se estabelecem
Renan Ziglioli de Sousa, Maria Augusta Martiarena
DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.08
Capítulo 9: Sinergia educacional e ambiental: estudo da parceria entre IFRS Campus Porto Alegre e Parque Natural Morro do Osso através de atividades de extensão
Rosangela Leal Bjerk, Maria Augusta Martiarena, Liliane Madruga Prestes
DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.09
Capítulo 10: Juventudes como categoria social: a participação dos estudantes na gestão educacional da educação profissional e tecnológica
Tanise Fernandes de Lima, Josimar de Aparecido Vieira
DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.10
PARTE II
Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica
Capítulo 11: O papel do programa Jovem Aprendiz na juventude contemporânea
Ana Lúcia dos Santos Hamester, Aline Grunewald Nichele
DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.11
Capítulo 12: Promovendo equidade de gênero na EPT a partir da escuta de mulheres artesãs egressas de curso EJA/FIC ofertado pelo IFRS
Barbara Cristina Dias de Mello, Liliane Madruga Prestes
DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.12
Capítulo 13: “Ganhando meu pão” de Maksim Gorki (2007): contribuições para práticas de ensino emancipatórias no contexto da EJA/EPT
Camila Geraldo Bairros, Josiane Carolina Soares Ramos Procasko, Liliane Madruga Prestes
DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.13
Capítulo 14: Remontando os caminhos da educação profissional e tecnológica: o que nos trouxe até aqui?
Gabriela Pinheiro Anhaia, Andréia Modrzejewski Zucolotto
DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.14
Capítulo 15: A inclusão do(a) estudante com Transtorno do Espectro Autista na educação profissional e tecnológica e a tutoria de pares: uma revisão de literatura
Larissa Piazzetta Gysi, Andréa Poletto Sonza
DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.15
Capítulo 16: Autorregulação da aprendizagem: uma abordagem teórica e prática para a educação profissional e tecnológica
Lucas Maciaseki da Silva, Andréia Modrzejewski Zucolotto
DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.16
Capítulo 17: A capacitação docente sobre a turma virtual do SIGAA na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Mara Lisiane Sievert, Aline Grunewald Nichele
DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.17
Capítulo 18: Explorando a aprendizagem significativa no curso Técnico em Administração a distância
Roberto dos Santos Oliveira, Michelle Camara Pizzato
DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.18
Capítulo 19: A educação profissional e tecnológica: o caminho para a formação da consciência política do tradutor e intérprete de Libras-Português egresso do IFRS Campus Alvorada
Tainá Nunes da Silva, Andréa Poletto Sonza
DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.19
Capítulo 20: Educação e tecnologia na perspectiva da EJA – EPT
Tânia Georg Florão Belmonte, Liliane Madruga Prestes, Josiane Carolina Ramos Soares Procasko
DOI: 10.36229/978-65-5866-449-9.CAP.20
© 2017-2024 Created by Editora Poisson