Organizadores
Clair Eliane Naysinger Borges
Ana Sara Castaman
Josimar de Aparecido Vieira
Prefácio
Roberta Pasqualli, Maria Adélia da Costa
Apresentação
Ana Sara Castaman, Clair Eliane Naysinger Borges, Josimar de Aparecido Vieira
PARTE 1
Linha de pesquisa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica
Macroprojeto 1: Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica
Capítulo 1: Bases para construção do produto educacional: EJA Digital – Roda de Conhecimentos Digitais
Adriana Fortes Ribeiro Scuiciato, Aline Grunewald Nichele
DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.01
Capítulo 2: Formação cidadã e prática pedagógica: desenvolvimento de um jogo virtual para ensino de noções básicas de direito trabalhista na educação profissional e tecnológica
Viviane Dóris Kaspary, Josiane Carolina Soares Ramos Procasko, Liliane Madruga Prestes
DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.02
Capítulo 3: Juventude, trabalho e transição para o ensino médio: o uso de podcast educacional como recurso pedagógico
Renan Silveiro Rosa, Andréia Modrzejewski Zucolotto
DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.03
Capítulo 4: O produto educacional como ferramenta de formação continuada para bibliotecários da Educação Profissional e Tecnológica
Gabriela Pinheiro Anhaia, Andréia Modrzejewski Zucolotto
DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.04
Capítulo 5: Produto educacional: “Guia de gerenciamento do Instagram: o uso da mídia digital em páginas institucionais”
Bruna Helfenstein Zanardo, Liliane Madruga Prestes, Maria Augusta Martiarena
DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.05
Capítulo 6: Produto educacional para a socialização do conhecimento por meio da cultura maker no Instituto Federal Catarinense
Jonatan Marguti Pereira, Aline Grunewald Nichele
DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.06
Capítulo 7: Unidade de Ensino Gamificada para Aprendizagem Significativa em Marketing EaD: um estudo de caso no SENAC
Roberto dos Santos Oliveira, Michelle Camara Pizzato
DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.07
Macroprojeto 2: Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica
Capítulo 8: Educar escutando: Círculos de Cultura Freireanos como estratégia de ensino na construção de um produto educacional para a escuta das juventudes
Helder Felipe da Silva de Oliveira, Liliane Madruga Prestes
DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.08
Capítulo 9: O que são as ações afirmativas no contexto da EPT? Um olhar sobre os núcleos do IFRS
Jorge Luiz dos Santos de Souza, Liliane Madruga Prestes
DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.09
Capítulo 10: Parte-Totalidade na proposta curricular dos Institutos Federais: a sequência didática do Círculo de Cultura para a formação humana integral
Tainá Nunes da Silva, Andréa Poletto Sonza
DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.10
PARTE 2
Linha de pesquisa: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica
Macroprojeto 4: História e memórias no contexto da Educação Profissional e Tecnológica
Capítulo 11: Entre memória e formação: um produto educacional sobre Mestre Bauer e seu legado
Renan Ziglioli de Sousa, Maria Augusta Martiarena
DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.11
Macroprojeto 5: Organização do currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica
Capítulo 12: Entre a formação e o trabalho: curso de formação profissional sobre Indústria 4.0 no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica
André Benheker Bernardes, Ana Sara Castaman
DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.12
Capítulo 13: O produto educacional como interlocução entre o ensino médio integrado à educação profissional e o mundo do trabalho
Luciana Fraga Hoppe, Ana Sara Castaman
DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.13
Capítulo 14: Resgate histórico das Relações Curriculares entre os Ensinos Médio Propedêutico e Técnico no Campus Pelotas do IFSul
Gabriel de Oliveira Xavier, Maria Cristina Caminha de Castilhos França, Lucília Regina de Souza Machado
DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.14
Macroprojeto 6: Organização de espaços pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica
Capítulo 15: Avaliação da Política de Ações Afirmativas do IFRS
Margarida Prestes de Souza, Clarice Monteiro Escott, Andréa Poletto Sonza
DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.15
Capítulo 16: Catálogo do Aluno: uma proposta para a organização do conhecimento em espaços formais do IFRS-POA
Anderson Ferreira Caldieraro, Sérgio Wesner Viana
DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.16
Capítulo 17: Contribuições do produto educacional multimidiático: Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão como caminhos para a permanência e êxito escolar no ensino médio integrado
Janaína Barbosa Ramos, Clarice Monteiro Escott
DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.17
Capítulo 18: Guia de participação discente nos órgãos colegiados do IFRS – Campus Restinga: um produto educacional voltado à gestão democrática dos Institutos Federais
Tanise Fernandes Lima, Josimar de Aparecido Vieira
DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.18
Capítulo 19: Guia de referência para aquisição de bens permanentes: produto educacional voltado a extensionistas e pesquisadores da educação profissional e tecnológica
Clair Eliane Naysinger Borges, Josimar de Aparecido Vieira
DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.19
Capítulo 20: Perspectivas educacionais e sentido de pertencimento dos servidores Técnicos Administrativos em Educação: um estudo de caso no Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Rossana Costa Pauli, Sérgio Wesner Viana
DOI: 10.36229/978-65-5866-579-3.CAP.20
© 2017-2025 Criado pela Editora Poisson