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Série Educar – Volume 20

ISBN: 978-65-86127-06-5
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino.

 

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Descrição

Capítulo 1: Políticas educacionais no Brasil
Paula Ivete da Costa Melo, Eliene Maria de Sousa Duarte, Martha Cristina Eleutério Maia, Niltomar Dantas
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.01

Capítulo 2: Políticas públicas e a avaliação externa: Contribuição ou deterioração da educação?
Lidiane Gomes Paes Landim, Renata Oliveira dos Santos, Taissa Vieira Lozano Burci, Patrícia Lakchmi Leite Mertzig Gonçalves de Oliveira, Camila Tecla Mortean Mendonça, Dayane Horwat Imbriani de Oliveira
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.02

Capítulo 3: Políticas públicas e determinações legais educacionais na perspectiva de diretoras de escolas
Celso Luiz Aparecido Conti, Emília Freitas de Lima, Renata Maria Moschen Nascente
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.03

Capítulo 4: O plano Municipal de Tucuruí: Desafios para sua concretização
Marta Macedo, Alberto Damasceno
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.04

Capítulo 5:  A reforma do ensino médio (LEI Nº 13.415/2017) e os mecanismos de democratização da escola pública no Brasil em questão
Alice Raquel Maia Negrão, Leida Cristina Saraiva Teixeira, Dinair Leal da Hora
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.05

Capítulo 6:  A gestão e planejamento educacional: Percursos, avanços e o desafio da participação
Carla Maraisa Sousa Costa, Izandra Falcão Gomes
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.06

Capítulo 7:  Espaço de escuta: (Trans)formação de um grupo de gestores
Merielen Cunha
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.07

Capítulo 8:  Ações de comissão própria de avaliação para apoiar a gestão Administrativa-Pedagógica de instituições de Ensino
Neide Aparecida de Souza Lehfeld, Edilson Carlos Caritá, Manoel Henrique Cintra Gabarra
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.08

Capítulo 9:  Conselhos participativos: O diálogo como pauta Pedagógica
André Miranda de Oliveira, Mônica Scheer Pastor, Mariana Freitas Nossar Ferro
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.09

Capítulo 10:  Reflexões sobre a função social da escola visando à gestão democrática
Maysa dos Santos Neres, Milena Braga Vale, Kelvia Nunes da Silva, Walber Christiano Lima da Costa
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.10

Capítulo 11:  O exercício da gestão democrática no ambito Municipal
Cleydson Marques dos Santos, Maria de Fátima do Amaral Gonçalves
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.11

Capítulo 12: A formação de gestores escolares no PARFOR/UEPB/POLO – Guarabira: Fortalecendo a gestão democrática
Luciana Silva do Nascimento, Nayane Hellen Mamede Guedes, Mônica de Fátima Guedes de Oliveira
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.12

Capítulo 13:  A gestão democrática aplicada à educação alimentar em escolas públicas do Município de Raposa, Maranhão, Brasil
Jenilce Pavão Almeida, Maria-Raquel G. Silva
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.13

Capítulo 14:  Projeto político-pedagógico: Exercício para construção de um espaço democrático
Alessandra Aparecida Cain, Andrea de Andrade Marangoni Rodrigues
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.14

Capítulo 15:  Escritos educacionais: Discussões necessárias sobre as metas do plano nacional de educação brasileira
João Victor Rodrigues de Souza, Suênia de Lima Duarte, Ciro Augusto Nóbrega da Costa, Francisco Mayccon Passos Costa
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.15

Capítulo 16:  A crise da instituição escola e prática pedagógica: Seria a socioeducacão um modelo educativo capaz de reconectar os sujeitos coletivos na modernidade tardia?
Anderson Henrique Monte da Silva, Maria Sandra Montenegro Silva Leão, Gleidson de Oliveira Souza, Antônio Celestino da Silva Neto
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.16

Capítulo 17:  Os agentes higienistas e as práticas educativas pelo viés da doutrina higienista no alvorecer da República
Luane Tomé Sampaio, João Lúcio Mazzini, Monika Reschke, Alberto Damasceno
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.17

Capítulo 18:  O “papel” da educação no processo de reprodução das relações de produção à luz de Althusser
Joel Severino da Silva, Débora Paula Martins da Silva
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.18

Capítulo 19:  A atuação do professor crítico na educação do Século XXI: Considerações sobre o cenário político brasileiro à criticidade docente
Ortiz Coelho da Silva
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.19

Capítulo 20:  Uma análise pibidiana na obra “pedagogia do oprimido” como possibilidade de empoderamento
Arnóbio Rodrigues de Sousa Júnior, Mayara Barros Bezerra
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.20

Capítulo 21:  Pedagogia em movimento: Formação política nos encontros nacionais de estudantes de Pedagogia
Tainá Christine da Conceição Peixoto, Josenilton Nunes Vieira
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.21

Capítulo 22:  A educação no contexto do neoliberalismo: Reflexões contemporâneas
Marcos César Alves da Mota, Tales Augusto de Oliveira, Carla Montefusco Oliveira
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.22

Capítulo 23:  O partido da escola sem partido: Freire contra a mordaça e a pós-verdade
Juliana Janaína Tavares Nóbrega, Mariza Galvão
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.23

Capítulo 24:  A concepção crítico-dialética da educação: Uma alternativa de Paulo Freire na luta contra uma educação domesticadora
Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira, Paulo Roberto Vidal de Negreiros, Juliana Cristina Maciel Martins
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.24

Capítulo 25:  Privação de liberdade x  Pedagogia do oprimido x  Educação
Ires Aparecida Falcade
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.25

Capítulo 26:  Da liberdade a reprodução: Um diálogo entre Weber e Bourdieu sobre educação
Antonio Jefferson Lopes Martins, Ana Geisa Almeida da Silva
DOI: 10.36229/978-65-86127-06-5.CAP.26

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