Tecnologias na educação de pessoas com deficiência visual

ISBN

978-65-5866-553-3

DOI

10.36229/978-65-5866-553-3

Descrição

Esta obra nasce, tendo como ponto de partida, uma tese de doutorado, fruto da observação atenta e cotidiana a respeito de dois temas que mobilizam a algumas décadas a educação especial – inclusiva: a acessibilidade e a inclusão.

Ler Online

Preencha o formulário abaixo e receberá no seu email o link para baixar o livro.

Conteúdo

Autores

Thiago Sardenberg

Helenice Maia

 

1. Iniciando a conversa com conceitos

2. Pensando a Tecnologia a partir da Filosofia

3. Examinando tecnologias para pessoas com deficiência visual: Tecnologia da Informação e Comunicação, Tecnologia Educacional e Tecnologia Assistiva

4. Compreendendo o conceito de Tecnologia Assistiva na legislação educacional brasileira

4.1. O conceito de Tecnologia Assistiva na legislação entre 1961 e 2006

4.2. O conceito de Tecnologia Assistiva na legislação entre 2007 e 2021

4.3. O conceito de Tecnologia Assistiva na legislação do Ensino Médio

5. Estabelecendo relações entre Tecnologia Assistiva e Deficiência Visual

6. Conhecendo o Instituto Benjamin Constant: uma escola especializada no atendimento à pessoa com deficiência visual

6.1. Instituto Benjamin Constant: uma perspectiva histórica

7. Analisando Tecnologia Assistiva e Deficiência Visual nos projetos pedagógicos da educação profissional técnica de nível médio no Instituto Benjamin Constant

7.1. Os Cursos Técnicos de Nível Médio do Instituto Benjamin Constant

7.2. Procedimentos metodológicos

7.3. Discussão dos resultados

7.3.1. Categoria 1 – Educação

7.3.2. Categoria 2 – Tecnologia

8. Retomando o diálogo entre a Filosofia e a Tecnologia

Veja também esses outros títulos

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

© 2017-2025 Criado pela Editora Poisson

Posso ajudar?